Redes Sociais

Schemer, recomendações sociais do Google

Consegui um convite para acesso ao serviço a poucos minutos e gostaria de compartilhar as primeiras impressões.

Apesar da lista de espera na página inicial deles dar preferência para pessoas de algumas cidades americanas, através do convite, mesmo que você não faça parte dessas cidades é possível ainda sim ter acesso ao serviço.

Um aviso é mostrado afirmando que o conteúdo disponível na minha região seria escasso, e perguntando se gostaria de testar mesmo assim.

Isso se deve ao fato de que, para garantir o lançamento, já com conteúdo relevante, o Google teve que fazer parceria com diversas empresas do ramo de recomendações, como: Bravo, Entertainment Weekly, Food Network, LifeHacker, National Geographic, IGN entre outros.

Essa decisão parece ter sido boa, pois auxilia a educação dos “primeiros usuários” em como utilizar a plataforma, além de garantir que o hype continue conforme os convites forem sendo distribuídos.

O que muita gente não entende é o por que do Google fazer o lançamento desse tipo de produto dessa forma. Redes sociais não se criam da noite pro dia. Muito além de fazer apenas todo mundo acessar, é garantir principalmente no início que a qualidade do conteúdo seja a preocupação fundamental. Se as primeiras pessoas não tiverem uma boa experiência, estará fadada ao fracasso, lição aprendida com o Google Wave.

Diferente de outras redes similares como o foursquare, que se baseia em conteúdo geolocalizado fornecidos principalmente pela base de usuários, no Google Schemer ainda não é possível realizar o “checkin”.

A rede parece aprender rápido o que você gosta e não gosta. Ao clicar por exemplo em “learn java” e logo em seguida remover, a opção não apareceu mais pra mim nas listas de sugestões.

Como o conteúdo aqui pra Florianópolis está escasso, pesquisei algumas coisas em Londres para mostrar nas imagens a baixo como funciona.

Parece que até o momento a ferramenta não te da meios para “como resolver” e se baseia supostamente na troca de mensagens entre os participantes daquele determinado “Scheme” (a sua tarefa ou objetivo). Ainda é disponibilizado informações relevantes na lateral como localização de lugares relacionados.

A ferramenta ainda está bem crua e pode ser resumida no momento como uma “To-Do list social”, não muito mais do que isso.

Vamos ver como evoluirá com o tempo, mas acredito que enquanto ela não for para o celular e adotar alguma funcionalidade de geolocalização, a sua atuação será restrita.

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