Ruby On Rails

Atualizando testes do RSpec 3.x automaticamente para nova sintaxe

Sempre que temos que dar manutenção em um código legado, uma coisa interessante de se fazer é atualizar as bibliotecas das quais ele depende, para aproveitar correções de segurança e melhorias, no entanto, esse processo nem sempre é simples e transparente. Eventualmente APIs se tornam deprecated e maneiras melhores de se fazer uma determinada coisa são inventadas.

O processo de refactoring pode ser duro se sua base de testes não tiver uma boa cobertura, mas quando o que precisa ser melhorado é justamente o responsável pelos testes, caímos no famoso problema: “Who watches the watchman?”

No caso estamos falando da migração do RSpec 2.x para 3.x, e aqui vai a melhor receita de bolo:

  1. Atualize primeiramente o RSpec para 2.99, esta versão vai te informar (através de Warnings) sobre todos os problemas de compatibilidade que você terá ao migrar para a 3.0 em diante, e vai te permitir consertar pró-ativamente os mais críticos.
  2. Atualize para o 3.x
  3. Instale e execute a gem Transpec para migrar as sintaxes deprecated para o novo modelo

Utilizei em um projeto que estava migrando do Rails 3.2 para 4.0 e correu sem maiores dificuldades, e o projeto ainda me gerou um template para a commit message, descrevendo tudo que foi feito! Sobra mais tempo pro café :)

Bônus: Eu optei por manter a sintaxe dos shoulda-matchers intacta, sem convertê-los de it { should ... } para it { is_expected.to ... }. Essa e outras opções podem ser feitas através de flags passadas pro transpec durante a execução. Desabilitei também o “explicit spec type”, pois uso ele dinamicamente. No meu caso o comando utilizado foi:

transpec -k oneliner -t

 

Mais artigos que podem te interessar

Padrão