Estava lendo alguns artigos sobre Java, mais precisamente sobre desenvolvimento Java pra Web e comecei a pensar na seguinte situação:
Vamos imaginar que você está em uma empresa que desenvolve softwares. Mais precisamente em uma apresentação para um cliente onde várias pessoas estão por perto. Eis que aparece aquela indesejada Periplaneta americana (vulgo barata) pela sala.
Parando para pensar um pouco. Existem algumas diversas maneiras de se livrar da visita inoportuna. Vamos para a mais clássica, econômica e efetiva. Você vai até ela e pisa em cima dela.
Agora supomos que essa empresa tenha feito todo um planejamento de riscos e dentro daquele documento de 300 páginas, existe a previsão de aquisição de inseticida e toda uma estrutura para controlar sua validade e garantir a disponibilidade.
O estagiário, que ainda não conseguiu ler toda essa documentação e se interar sobre todos os processos da empresa, decidi inocentemente iniciar a solução inicial já apresentada neste artigo. Antes de tentar concluir ele é interrompido por um funcionário mais antigo que lhe explica rapidamente sobre a situação e então inicia a caminhada até o documento do plano de contingência, deixando o estagiário tomando da penetra.
Minutos depois chega a inseticida e resolve o problema.
O que vimos até aqui?
A solução com toda certeza não foi a mais rápida. Por não ser tão agil, correu o risco de não ser efetiva, já que a barata poderia ter fugido no tempo que levou até que a solução pudesse ser aplicada. Também não foi a mais barata.
Do ponto de vista da empresa e do processo, foi feito a coisa certa.
Vamos tentar extrapolar mais um pouco no exemplo e imaginar uma terceira situação. Supomos agora que por diversos motivos, essa empresa já teve problemas parecidos com esse antes, já havia feito seu planejamento de riscos e documento de contigência e decidiu que, para agregar mais qualidade, deveria delegar essa responsabilidade a uma empresa externa, devidamente certificada, ISO 9001 em eliminação de baratas.
Para se protegerem da possibilidade de ocorrência do problema e garantir uma resposta rápida a situação, fizeram um SLA estipulando tempo máximo de atendimento em casos de avistamento de baratas, e monitoração constante do espaço para garantir que de forma alguma teriam que se preocupar novamente com esse tipo de problema.
Voltando agora a reunião e a própria. Ela aparece em cena, o computador da central de atendimento soa o alerta e uma equipe é despachada imediamente para atender o caso na empresa. A secretária recebe a ligação avisando do ocorrido e para não entrarem em pânico que em menos 10 minutos a equipe estará no local. Como é hora do RUSH, resolvem ir de helicóptero, para garantir o tempo de resposta e evitar pagamento de multas pela quebra do contrato.
Barulho, correria, entra 4 pessoas na sala e fica mais uma de fora para garantir que o alvo não escape. Em poucos segundos é isolado o espaço em que a barata está e aplicado o inseticida na quantidade precisamente correta para uma morte digna e sem desperdícios. Trabalho cumprido.
Lições aprendidas:
- Existe sempre uma maneira rápida e simples e efetiva para se fazer as coisas, basta saber utilizar a ferramenta mais adequada para o problema.
- Dependendo da cultura organizacional da empresa, você nunca vai chegar a primeira solução, mas ainda assim vai atingir o seu objetivo, mesmo que a um custo um pouco maior.
- Se você tiver muitos engenheiro de software na sua equipe, vai acabar utilizando sempre a solução mais complexa e cara de todas, limitadas apenas pelo seu orçamento.
Considerações interessantes! E levam a conclusões totalmente plausíveis!
Uma dúvida: você o baseou em um fato real? ;-)
Esse texto pressupõe que qualquer documentação é enorme e imbecil.
Conte a história dizendo que o “estagiário decide inocentemente lamber a barata” que você conseguirá chegar a conclusão inversa.