Geral

É guerra que eles querem!

Qualé a sua Terra? a sua Terra com toda certeza não é linux. Pelo menos isso é o que o provedor Terra pensa de nós.

Eu, mais um dos seus milhões de usuários, indignado com o descaso da parte mais interessada na história (eles), não conseguindo assistir a TV Terra, serviço pelo qual PAGO (indiretamente) através da mensalidade do meu provedor.

Estava tudo tenebroso e desmotivante que, então, tentei entrar em contato com eles e vejam no que deu.

Até o momento que marcaram um atendimento ativo comigo, estava tudo muito bom, bastante atenciosos e não me parecia estar lidando com algum profissional de telemarketing.

Foi no atendimento ativo que eles começaram a fazer caquinha na maionese. Um pseudo profissional de informática me ligou as 9 da manhã (horário marcado) pra me dizer o óbvio, que o navegador não estava funcionando e o pior, disse que era culpa de configuração minha.

Ok, minha e de mais toda a comunidade linux que usa firefox superior a 1.0 certo? Errado, por deus!

Nesse momento minha paciência já estava no limite e então resolvi escrever pro ombudsman do Terra, mas parece que cai no telemarketing denovo, isso me lembra uma materia feita no fantástico, naqueles quadros de humor, sobre o assunto aonde a funcionaria fazia de tudo pra irritar o cliente até ele desistir de trocar o produto defeituoso.

Mas nem tudo está perdido, no Fale Conosco do terra, além do atendimento ao cliente e o ombudsman ainda me resta o link da diretoria, espero que tenha algum profissional de verdade lá e não seja mais um monte de estágiario ou profissional de pouca formação que se intitulam técnicos.

Resumindo, o provedor perdeu a chance de fazer bonito e pelo contrário, saiu feio na história.

Deixo logo a baixo os e-mails que enviei e as devidas respostas:


1o e-mail que enviei:Enviado em: 22/10/2006 18:01:38

 

a TV Terra não funciona com a versão mais nova do firefox (1.5 ou 2.0) no linux.

aqui está o erro que recebo do real player quando tento acessar algum filme:

Erro geral: HXR_SE_INVALID_VERSION (0x80041902) (Invalid URL.

rtsp://stream-
real05.terra.com.br/mibdotnet/00/39/01/390185.rm?ts=20061022175517184_2&e;url=23662933213117)

a navegação da tv terra também falha em determinados momentos, quando é utilizado o firefox (exemplo,
quando se adiciona videos a playlist e manda tocá-los, em determinados momentos o site perde o
controle sobre os itens da playlist entre outras coisas).

favor corrigirem os defeitos.
lembrando que no site da concorrente, globo media center, tudo funciona perfeitamente no linux.

outro defeito, é o script que verifica os players instalados, no linux, é possivel rodar WMV através do
Mplayer-Mozilla, porém o site da tv terra não detecta o windows media player no linux, logo não consigo
receber transmissões nesse formato.

Sugestão: quando o portal detectar linux instalado na maquina do usuário, permitir que ele escolha o
player, independente do portal ter detectado a presença dele ou não.

Resposta do 1o e-mail

Recebido em: 22/10/2006 23:47:07

Prezado Sr. Gabriel,

O conteúdo multimídia do Portal Terra já foi testado em versões de Linux com sucesso.

A provável origem do problema que você está enfrentando é a dificuldade do browser em interpretar os
comandos javascript (fornecidos pelos fabricantes dos players) necessários para que os vídeos possam
ser exibidos dentro de uma página html. A versão mais recente do Netscape para Linux ou o próprio
Mozilla lidam com tais comandos sem dificuldades.

De qualquer maneira, para que possamos ajudá-la a superar o problema que a impede de assistir a
nosso conteúdo, por favor nos diga exatamente em que condições ele se apresenta. Também
precisamos saber as características de seu computador – processador, quantidade de memória RAM
instalada, sistema operacional, versão do browser e dos players de vídeo – e como ele se conecta a
Internet – conexão discada, ADSL, rede corporativa etc.

Informamos ainda que o portal Terra é desenvolvido com base nas críticas e sugestões de nossos
clientes.

Sendo assim, repassamos sua mensagem ao Gestor de desenvolvimento de produtos e serviços que
analisará a sua sugestão viabilizando a implementação, caso seja aprovada.

Pedimos que o senhor continue enviando suas sugestões, críticas e comentários sobre os serviços,
produtos e notícias disponíveis no Terra, pois elas são essenciais para o crescimento de nosso provedor
e à melhoria da qualidade de nossos serviços.

Caso tenha mais dúvidas relacionadas ao TV Terra, sugerimos que acesse o endereço
http://tv.terra.com.br/ e clique na opção “Ajuda” no menu à esquerda.

Permanecemos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,
——————————

———————————————–
Wagner Martins
Relacionamento com o Cliente Terra
www.terra.com.br/fale
SAN – Serviço de Atendimento Nacional
Fax: (51) 3287-9087
—————————————————————————–
Previna-se de e-mails indesejáveis!
E-mail protegido: www.emailprotegido.terra.com.br
—————————————————————————–


2o e-mail que enviei:Enviado em: 23/10/2006 00:49:42

 

Obrigado pela resposta, tenho certeza que devem ter feito testes, porem tenho também certeza que estes testes cessaram no momento que o a TV Terra foi pro ar, pois de lá pra cá, a versão suportada do browser recebeu 2 incrementos números de versão (major version release), de 1.0 para 1.5 e para 2.0.

O navegador mozilla ao qual se referem funciona parcialmente, sendo que eventualmente os videos falham (facilmente reproduzível, você começa a manipular a playlist e simplesmente não consegue que nenhum vídeo mais funcione, enquanto o browser não é reiniciado).

Minhas configurações são acima do suficiente, tenho um athlom xp 2600+ com 768mb de ram DDR 333 e rodo sistema operacional linux, distribuição Ubuntu (o problema já se manifestava na versão Dapper Drake, considerada Estável, Rock Solid) e permanece na versão nova Edgy Eft.

Apenas para contar a ineficiencia do controle de qualidade do serviço, a varios meses, essa incompatibilidade vem sendo notada pela mídia brasileira de linux, código aberto e técnologia, porém somente o provedor terra (a parte mais interessada) é que não tomou conhecimento.

É possível, facilmente achar milhares de pessoas com o mesmo problema, fazendo uma busca em forums.ubuntubrasil.org com a palavra chave: TV Terra.

Coloco logo abaixo alguns tópicos como referência:

http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=5162.15
http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=7094.0
http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=3975.0

Resposta do 2o e-mail:

Recebido em: 23/10/2006 03:54:05

Prezado Sr. Gabriel,Preocupados em atender nossos usuários e oferecer sempre os melhores serviços, com qualidade e bom
atendimento, abrimos uma exceção, oferecendo um apoio técnico a fim de verificar suas configurações e resolver as
suas dificuldades. Desta forma, retorne este email junto das seguintes informações:

– Número de Telefone (ddd)+ número ;
– Melhor Horário para atendimento (entre as 08:30hs e 20:20hs) ; (PS.: o horário do contato será efetuado de
acordo com o horário de Brasília)
– Sistema Operacional utilizado ;
– Nome e versão de seu software de navegação ;
– Toda e qualquer informação pertinente à dificuldade

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,
—————————————————
Jeremias Mello

Relacionamento com o Cliente Terra
www.terra.com.br/fale
SAN – Serviço de Atendimento Nacional
Fax: (51) 3287-9087
—————————————————

Previna-se de e-mails indesejáveis!
E-mail protegido: www.emailprotegido.terra.com.br

—————————————————-


3o e-mail que enviei:

 

Enviado em: 24/10/2006 02:50:10

(xx) yyyy zzzz
Melhor horario: 9:00
Sistema Operacional: Linux – Distribuiçao Ubuntu Edgy Eft (Kernel 2.6.17)
Software de Navegaçao: Mozilla Firefox 2.0
As informaçoes sobre a dificuldade ja encontram-se na primeira mensagem.

Resposta do 3o e-mail:

Recebido em: 24/10/2006 08:45:30

Prezado Sr. Gabriel,

Conforme sua solicitação, agendamos o Suporte Técnico Ativo para o dia 25/10/2006 às
09:10.

Pedimos que deixe seu computador ligado próximo a hora agendada.

Permanecemos a sua disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.

Atenciosamente,

——————————

——————————
Emilson Severo

Relacionamento com o Cliente Terra

http://www.terra.com.br/fale/

SAN – Serviço de Atendimento Nacional
Fax: (51) 3287-9087
————————————————————
Previna-se de e-mails indesejáveis!
E-mail protegido: www.emailprotegido.terra.com.br

——————————

——————————


E aqui que começo a decepção no atendimento.

 

Aguardem o próximo capítulo… que eu não vou deixar eles em paz.

Mais artigos que podem te interessar

Padrão