Notícias

Radio Digital está chegando!

Rádio Digital da Sony

Pra quem acompanha a novela que está sendo a implementação do novo padrão de TV Digital aqui no Brasil, o SBTVD, que diga-se de passagem, é o melhor do mundo, já começa a torcer e a se sintonizar na próxima bola da vez.

O radio digital, promete chegar com tudo, mas não aqui no Brasil. Por enquanto, sinal de boa vontade, só das emissoras. Mas lá fora, o negócio vai de vento em polpa.

Nos EUA é possível, a um bom tempo, ouvir rádios pagas, via satélite. Uma modalidade semelhante a pagar para TV por assinatura, como DirecTV, Sky, etc.

A novidade no entanto, segundo a revista Geek, está na queda brusca pelos preços, e o inicio da guerra de grandes empresas como a Sony, querendo firmar seu próprio padrão e gozar de anos de royalts.

O radio com visual retrô ai em cima demonstra algumas caracteristicas não sonoras da tecnologia, que vão da possibilidade da emissora transmitir informações em texto, como por exemplo, a música que está sendo tocada, e a possibilidade de dividir a frequência em até 4 canais, para transmitir programação diferente. (um pouco semelhante ao caso da TV Digital).

Mas a parte mais marcante, vem da qualidade sonora, que pelo fato de ser digital, não vai ter o ruído característico das transmissões tradicionais, ou a perda de qualidade, conforme se distancia da fonte de transmissão.

Rádio Digital da Sony

Mais artigos que podem te interessar

Padrão