Geral

Don’t be evil

Imagine poder comprar o album do seu artista favorito, por um preço justo, escolher o tipo de arquivo: MP3, AAC, FLAC, OGG, ser livre para usá-lo como bem intender (não comercialmente), ter um arquivo sem DRM (Digital Rights Manangement – Algo que restringe a sua liberdade) e ainda ser incentivado pela loja a enviar o seu album recem baixado para pelo menos mais 3 amigos.

Legal pra quem compra… legal pra quem vende… e legal pro artista, que recebe 50% dos lucros da venda!

Essa maneira não convencional de fazer negócios tem muito a ver com a filosofia da comunidade open source. Infelizmente não é todo artista que você vai conseguir encontrar a disposição, melhor dizendo, nenhum das grandes “etiquetas“, mas muitos artistas bons menos desconhecidos.

Ah, você pode ouvir as musicas via stream com alta qualidade antes de comprar e se você gostar mesmo do artista, pode escolher pagar um pouco mais como incentivo. Interessante né?

O inventor dessa novidade é o americano John Buckman, que, após uma experiencias frustrada de sua esposa tentar lançar um CD através de uma gravadora, enchergou uma demanda e resolveu criar um novo modelo de mercado pro mundo musical, totalmente oposto ao que a RIAA acredita ser o ideal: ao invés de encarar o usuário como vilão e processá-lo por que não educá-lo para o fair use?

O interessante é que a loja vem integrada agora com o Amarok 1.4.4, onde você pode ouvir o album via stream e depois comprá-lo se gostar do que ouvir, tudo em poucos cliques.

Será o pressagio para o fim da tempestade iniciada pela RIAA?

Padrão

Um comentário em “Don’t be evil

  1. nice! eu ainda compro CDs porque me sinto mais próximo do artista, mas isso não significa muita coisa.

    além disso, temos várias gravadoras liberando as DRMs. será uma reação em cadeia?!

    =)

    produção intelectual pública, ou qualquer coisa que o valha

    btw, obrigado pelo link. Vou colocar um seu também.
    Quando eu começar a usar ubuntu, prometo comentar os posts referentes

Os comentários estão desativados.