Em uma entrevista exclusiva ao The Guardian, Mark Shuttleworth – o fundador do Ubuntu – respondeu a várias perguntas do jornal e anunciou os planos de liberar já na primeira semana de junho, o resultado de um trabalho que vinha sendo feito em parceria com a Intel.
Até pouco tempo, o projeto estava funcionando com o nome de Ubuntu Mobile, mas parece ter sido rebatizado para Netbook Remix.
Muito suspense foi feito até o momento e nenhum portal de notícias possuía uma foto sequer ou informações sobre o produto.
Pois bem, num ritmo de Garimpar é Preciso, consegui com exclusividade um screenshot da UI do sistema.
Num primeiro momento, lembra um pouco o menu do Gnome no openSUSE:
O visual chama a atenção também e da pra se notar algumas facilidades disponíveis a um click do usuário, como é o caso do botão Network que deve provavelmente exibir na área central, as máquinas de rede detectadas.
A maior vantagem talvez, em comparação com o sistema concorrente da Xandros (presente no Eee PC) é que este deve ser mais customizável (lá, adicionar um botão a mais no menu, requer uma boa dose de paciência, alguns vários comandos no terminal e mais alguns aplicativos auxiliares).
Por estar usando o kernel do Hardy Heron (8.04), também não teremos o chato problema da conexão wireless de vez em quando resolver simplesmente parar de funcionar (no Eee PC quando isso acontece, a única solução é remover a conexão e configurá-la novamente).
Da parte de usabilidade, com toda certeza o sistema sai ganhando, a questão técnica também parece superior (por estar usando drivers e bibliotecas mais novos).
Mas ai você me pergunta, onde entra o interesse da Intel nessa história?
Bom ela está lançando uma nova linha de processadores para portáteis com baixo consumo de energia, chamada Atom, e a proposta justamente dessa solução da canonical é algo otimizado pra essa plataforma. Confira algumas especificações técnicas:
Minimum hardware requirements:
- Processor: Intel Atom processor
- RAM: 512 MB
- Storage: 4 GB Flash disk (SSD) or hard disk
Major open source applications included:
- Web browser – Firefox 3
- E-mail client – Thunderbird
- Instant messenger – Pidgin
- Media player – Rhythmbox†
- eBook reader – FBReader
- RSS reader – Lifrea
- Photo viewer – F-Spot
- Office suite – OpenOffice.org
Market leading applications included:
- Adobe Flash
- Adobe Reader
- Real Player for MID†
- Java JVM
Licensed audio and video decoders:
- MPEG4 (H.263)
- MP3
- AAC
- Windows Media
- Real Media*
† Choice of one media player
* Only available with Real Player
Talvez tenha faltado na lista, incluir nativamente o Skype, mas, a mim convenceu. E a você?
Obs: O lançamento oficial deverá aparecer nesse endereço: www.canonical.com/netbooks na primeira semana de Junho.
Muito bom!
Agora só falta eu ter o meu eeepc-zinho…
O lançamento de um sub-notebook com uma distribuição linux mais conhecida, e maleável, vai popularizar a utilização de computadores portáteis e, certamente, trará a tona a necessária discussão sobre a melhoria da eficiencia de tal hardware.
A atual tecnologia aplicada a autonomia das baterias (por padrão no maximo 4 horas) é extremamente limitada e nem de longe ilustra a capacidade de pesquisa e desenvolvimento que possuimos hoje.
Dá pra fazer melhor.
PS: Não vejo grande utilidade num EeePC ou similares, por mais umas verdinhas vc leva um note 10x melhor.. e outras verdinhas deixam com igual leveza.
Em tempo,
Meu blog tem Copyright. Por haver utilizado a expressão “Garimpar é preciso” o senhor está intimado a 1) Deixar de usar o tema, 2) fornecer certa quantidade de pizzas e chopps para pagar os royalties!
:P
Pingback: BrodocK: Ubuntu e Tecnologia » Blog Archive » Screencast do Ubuntu Netbook Remix