Java, Notícias, Software Livre, Tecnologia

IPTV no Brasil vai de Linux

O mercado das empresas de telefonia que estava, até pouco tempo, ameaçado a extinção gradual e definitiva, devido principalmente a concorrências das empresas de VoIP, ganhou um respiro final, que promete mudar completamente o modus operandi dessas mesmas.

Não estou falando sobre WiMax, que vinha sendo apontado como a ultima alternativa para sobrevivência das telefonicas, mas sim de uma tecnologia que começa a surgir, mundialmente (e por incrível que pareça, o Brasil não está atrás do resto do mundo), o chamado IPTV.

É o caso da Brasil Telecom, e da Telemar, que estão planejando lançamento em breve usando tecnologia da Siemens.

Vale lembrar aqui, que a Siemens, juntamente com a Nokia (elas fundiram suas operações para área de infra-estrutura e agora é conhecida como Nokia Siemens), trabalham com toda infra-estrutura chamada glass to glass, algo que em português significaria: “de vidro a vidro”, ou em outras palavras, toda tecnologia que vai, do vidro da lente da câmera, até a tela da televisão que você assistirá.

Ainda no assunto da tecnologia envolvida, não poderia deixar de exaltar que, se você morar em algum dos estados atendidos por estas operadoras, e contratar seus serviços, você estará recebendo toda força do pinguim, por trás do middleware envolvido no sistema de televisão.

Isso mesmo, por incrível que pareça, a solução da Microsoft aqui, não foi a escolhida (talvez seja por que as teles não são mais estatais, e agora as pessoas tem preocupação com o que estão comprando). Mas que isso, você ajuda a aumentar ainda mais o mercado de programadores Java, por que é graças a ele que toda a mágica vai acontecer, ou traduzindo, serão programas Java que estarão rodando por trás de cada interatividade, janelinha e telinha de mensagem ou seja la como eles vão explorar o padrão.

Vale lembrar que pra você ter uma televisão por IP, enquanto os aparelhos não vierem com a parafernália embutida, serão necessários os chamados set-top box (ou aquelas caixinhas já conhecidas do pessoal da tv a cabo, só que um pouco diferente).

Se você acha que acabou tudo por ai, você que tem um Playstation 2, vai ficar de boca aberta ao saber, que não via precisar nem comprar o tal set-top box, mas se você o fizer, vai poder usá-lo para fazer vídeo conferência, graças a micro-câmera embutida no aparelho.

Por fim, a melhor notícia de todas, isso tudo, vai chegar ainda esse ano. Pra setembro, é a data prevista para o pessoal atendido pela Brasil Telecom. Estão vendo na TV e em tudo quanto é lugar propaganda da Internet de 2, 4 e 8MB deles? então, esta já está usando em boa parte fibra óptica, que promete chegar até a nossa casa em pouco tempo, trazendo sinal de IPTV, mas isso eu deixo pra falar na próxima postagem :)

( Fonte: Teletime, Siemens )

Mais artigos que podem te interessar

Padrão

Um comentário em “IPTV no Brasil vai de Linux

  1. Pingback: Jose Vitor

Os comentários estão desativados.