Notícias

Microsoft: abertura de código até que ponto?

Evil Billgates
Um pouco depois do anúncio da abertura de código de alguns de seus produtos, coisas começaram a ser disponibilizadas na internet. Mas a dúvida que ainda paira no ar é: Vai abrir o código até que ponto? Sob quais condições e limitações?

Pois bem, um pouco das dúvidas a respeito disso já podem ser sanadas.

Com a seção lançada no portal oficial da empresa, de nome Interoperabily, tem a missão de ser o ponto de partida para quem quiser se informar e ter acesso a tudo que foi prometido no anúncio feito a imprensa, dia 21 de fevereiro.

Não se engane quanto ao que motivou toda essa mudança de comportamento, o portal Convergência Digital, fez uma cobertura explicando o que está por trás disso tudo, ou seja, uma manobra pra tentar sensibilizar a União Européia, que já vem a um tempo movendo processos anti-trust contra a empresa de Bill Gates.

Fazendo uma pesquisa com mais calma no portal, acabei encontrando algumas coisas interessantes que estarão disponíveis:

  • Documentação dos protocolos de comunicação e API  dos programas anunciados anteriormente
  • Especificação de diversas tecnlogias, webservices e formatos de arquivos
  • Licenciamento “royalts-free” da UI (User Interface ou Interface do Usuário) do Office 2007, para qualquer programa, mesmo de outro sistema operacional, que não seja competidor direto de nenhum produto da linha do Office
  • Código Fonte do Windows Embebed CE 6.0 (parcialmente disponível), segue um esquema bizarro de licensas e pra você começar a ter acesso a ele precisa do Microsoft Visio, para navegar nos diagramas, ou seja, precisa do Windows + Office

Mas realmente até o momento a impressão que deu é que… não vai passar muito disso ai, e o que via ser liberado vai ser só a parte “não muito importante” e de maneira altamente desencontrada e cheio de rodeios.

Vamos aguardar pra ver!

Mais artigos que podem te interessar

Padrão