Software Livre, Tutoriais

Warcraft 3 no Linux com Cedega e Widescreen

Pra dar início, gostaria de dizer que o jogo funciona muito bem, tanto no Wine quanto no Cedega, mas o Cedega apresenta uma performance um pouco melhor pra ele (caso você tenha uma placa de vídeo muito boa, como por exemplo uma GeForce 7600 ou ainda alguma da serie 8000, é muito provável que nem sinta a diferença).

Para os  pobres mortais que não compartilham desse prazer (quase sexual), a dica vai ser de grande valia.

Pra dizer a verdade, eu estou muito empolgado com tudo, pois consegui rodar muito bem ele no meu Notebook Acer 5630, que goza de uma plaquinha de vídeo Intel GMA 950.

Até então era uma decepção pra mim, pois a performance do jogo era sofrível (já que estava usando o wine).

Quando testei ele no Cedega 6.0, tive uma ótima surpresa. Consigo jogar o jogo na melhor resolução e com todas as firulas gráficas ativadas e ele ainda continua muito rápido e sem travamentos.

É importante dizer aqui que o Cedega não é gratuíto, apesar de boa parte de seu código estar disponível como código aberto.

Pra quem quiser adquirir, a assinatura de suporte (que te da direito ao Cedega e a atualizações), tem o custo bastante acessível de 5 dólares (aprox 10 reais, muito menos que seu provedor de internet). Sendo que o contrato mínimo é de 3 meses, e durante esses 3 meses, todas as atualizações que foram disponibilizadas, você terá acesso. Acabando os 3 meses, se não quiser continuar pagando, você não precisa, porém não terá acesso a nenhuma nova atualização disponibilizada durante esse período.

Ele é baseado em versões do Wine, e utiliza em conjunto código próprio desenvolvido pela empresa que o mantém. Entre as vantagens, está o suporte aos sistemas de proteção de cópia, para os jogos, o que possibilita a execução dos mesmo sem precisar recorrer a cracks, e um excelente renderizador gráfico compatível com a especificação do DirectX da Microsoft (em outras palavras, uma implementação muito boa do DirectX só que genérico e nativo para o Linux).

Tendo isso como base, ele consegue muitas vezes uma performance melhor que, por exemplo, no windows vista ou até mesmo no XP.

A instalação dos jogos no Cedega, não tem muito mistério. Abre-se o aplicativo gráfico, clica no botão instalar, pede pra detectar o cd e vai seguindo a instalação normal do jogo.

Cedega com Warcraft III

O truque aqui que vale ser mencionado é quanto a resolução Widescreen. Como ele não encontrou sozinho a minha resolução, tive que setar manualmente seguindo o tutorial do blog NeoComputing e adaptando para realidade do cedega.

Basicamente o que você precisa fazer é:

  1. Abra o nautilus e aperte Control+H para ele exibir as pastas ocultas
  2. Entre na pasta oculta do cedega (.cedega)
  3. Localize a pasta de instalação do Warcraft III (no meu caso chama-se Warcraft III)
  4. Abra o arquivo user.reg (trata-se do arquivo de registro do windows, com as configurações do jogo)
  5. Localize a chave [Software\\Blizzard Entertainment\\Warcraft III\\Video]
  6. Procure pelas linhas reswidth resheight  e altere para:
"reswidth"=dword:00000500

"resheight"=dword:00000320

Caso a resolução que você queria seja de 1280 x 800. Os valores nos dois campos seguem a seguinte lógica:

reswidth x resheight (1280 x 800 em hexadecimal)

ou seja: “reswidth”=dword:00000500 (500 é 1280 em hexa) e “resheight”=dword:00000320 (320 é 800 em hexa)

Para resoluções diferentes, basta seguir o raciocínio a cima e colocar os valores em hexadecimal compatível com o que você deseja.

Mais artigos que podem te interessar

Padrão

Um comentário em “Warcraft 3 no Linux com Cedega e Widescreen

  1. Caramba! nota 10! parabéns pelo post.
    Uso o vista (só porque veio no laptop) e todos meus jogos, com exceção do the sims são no máximo 1024.

    Não achei o user.reg, nem colocando para exibir arquivos ocultos e colocando para ele exibir arquivos protegidos do sistema operacional.

    Fiz o caminho no registro que você falou e deu certo, testei e nenhum bug. A qualidade de vídeo do meu jogo agora tá excelente, era ridículo jogar em 1024 com monitor wide, agora ficou muito bom mesmo!

    Obrigado!!

Os comentários estão desativados.