Software Livre, Tutoriais

WineFile nunca mais no Picasa

Que o Picasa é muito bom, todo mundo sabe. Agora a versão Linux dele deixa um pouco a desejar. Sem falar nas várias falhas e coisas incompletas, como falta de tradução out of the box, tendo necessidade de customização e linhas de código, como ditas nesse artigo meu, para poder deixá-lo em português e usando UTF-8.

Enquanto a turma da empresa mais interessante do mundo para se trabalhar, não lança uma versão nova, ai vai o pequeno mantra, pra eliminar de vez o WineFile e começar a usar o Nautilus e o programa padrão de visualização de imagens do seu Gnome.


Se você não está sabendo do que eu estou falando, é simples, nunca usou extensivamente o Picasa.

Algumas das situações em que você poderá se deparar com o uso do WineFile, é por exemplo, quando você mandar exportar algumas pastas. Ao final da exportação, será aberto o programa para mostrar a pasta aonde foram salvas.

Outro exemplo é quando se clica com botão direito em alguma foto e seleciona-se localizar no disco. Neste caso vamos abrir o programa padrão de visualização de imagens, já que o nautilus não suporta exibir a pasta e dar foco no arquivo ainda.

Mas deixa de papo e vamos lá.

Abra o terminal e digite o seguinte código:

sudo gedit /usr/local/bin/picasa-hook-filemanager.sh

Na janela do gedit copie o conteúdo à baixo e salve logo em seguida:

#!/bin/sh
gnome-open “$1”
exit 0

Agora falta dar permissão de execução para o nosso script:

sudo chmod +x /usr/local/bin/picasa-hook-filemanager.sh

Está pronto!

Mais artigos que podem te interessar

Padrão