Java, Notícias

Lançado NetBeans IDE 6.0 Beta 1

Foi lançado oficialmente na noite de 17 de setembro, o primeiro Beta da IDE da Sun.

Se você foi uma das pessoas que baixou ele antes dessa data, do link que vazou anteriormente ao lançamento, você pegou uma versão anterior ao release oficial.

Sabe o que aconteceu?

Segundo o que diz Roumen, um dos desenvolvedores do Netbeans, em seu blog, a versão disponibilizada nos servidores bits do portal, eram na verdade um release candidate que deveria passar primeiro pelo setor de QA (Quality Assurance ou o setor responsável pelos testes de qualidade).

Fazendo uma breve checagem de MD5 com os arquivos que havia baixado anteriormente e o atual, é possível verificar que os arquivos de instalação, são, de fato, diferentes.

Para realizar este teste, precisei fazer a instalação do sleuthkit (necessário habilitar repositório universe, antes de digitar o comando no terminal):

sudo apt-get install sleuthkit

e em seguida, acessei a pasta onde encontrava-se os dois instaladores e executei o comando md5:

md5 netbeans-6.0beta1-linux.sh

Obtive como resposta o seguinte hash: 2c7cfacf403762cdb0b18ca2eb02a346

md5 netbeans-6.0beta1-linux_001.sh

Obtive como resposta o seguinte hash: 21c952d9d615740455d00859800880f3 (a versão oficial)

Sobre as novidades da versão nova, em relação a 6.0 Milestone 10, estão a nova casca visual que poderá vir com o release final da IDE, está mais clara e agradável. Fugiu do azulão antigo e ganhou cores mais vivas e detalhes que lembram um pouco o visual do Windows Vista.

Outra diferença clara, foi a oferta de uma gama maior de empacotamentos da versão. Até a 6.0 M10, você tinha umas 4 opções de pacotes, nessa alguns outros foram incluidos, que vão da versão mais enxuta contendo apenas os pacotes mobile, até a versão completa que inclui desde J2EE até os plugins para desenvolvimento em C e C++.

Além disso, muito trabalho foi feito no suporte ao Ruby, e Ruby on Rails, Mobility Pack, integação do Diff com Subversion e CVS e um monte de outras coisas.

Tela de Splash Netbeans 6.0 Beta 1 Tela Principal - Netbeans 6.0 Beta 1

Mais artigos que podem te interessar

Padrão