Notícias, Tecnologia

Banda larga pela rede elétrica a partir de setembro

De todas as noticias que eu poderia ler hoje, nenhuma poderia ser melhor que essa.

Enfim, vamos ter mais novidades no universo da banda larga, pelo menos nos 10 estados atendidos pela Brasil Telecom. Não sei até que ponto isso é um tiro no próprio pé, ou uma resposta a NET por meter a colher no seu mercado (tanto de banda larga, quanto de telefonia). Mas a BrT vai sim, lançar um novo serviço de dados pela rede elétrica.

A iniciativa não é nova. A Celesc já havia feito um teste piloto da tecnologia, mas conseguiu taxas baixíssimas de transferência dentro da capital. Porem, implementou, com ajuda de alguns modems do tamanho de um motor de caminhão, a conexão em comunidades indígenas próxima de Florianópolis.

Outra tentativa não sucedida havia sido feita pela Eletropaulo em 2004, como diz uma reportagem do portal Terra – Informática.

Pra fechar com chave de ouro, esse prato principal acompanha sobremesa: IPTV. Se dar uma pedalada na NET, oferecendo uma tecnologia que possibilita velocidades bem maiores, já ia me fazer dormir feliz, ter mais um player no mercado de TV por assinatura aqui em Floripa, só poderia me deixar mais ansioso pra chegada de setembro.

A tecnologia utilizada é a PLC ou Power Line Communication, que pode atingir (com a técnologia atual) até 200Mbps, bem melhor que os 24Mbps do ADSL2+, que pelo jeito não vingou.

Mais artigos que podem te interessar

Padrão