Redes Sociais

Google Plus está indo bem, mas não como você imagina

Minhas observações recentes sobre como o Google Plus está evoluindo rápido e abocanhando uma boa quantidade de usuários:

O maior concorrente atualmente do Google Plus, na minha opnião não é o Facebook, e sim o Linkedin, e em algum outro nível o twitter.

É incrível como a quantidade de recursos disponíveis no Linkedin focando em criar uma comunidade de usuários profissionais não conseguiu atrair até hoje uma densidade relevante de conteúdo gerado por usuários. Você encontra sim, uma gama muito bem estruturada de currículos e realizações, mas não é ali que as melhores conversas estão acontecendo.

A maior diferença estrutural que Linkedin e Facebook tem em relação ao Google Plus, é o que torna o Twitter uma ferramenta excelente de comunicação para diversas comunidades, a questão do assincronismo dos relacionamentos.

Diferentemente da relação orgânica no facebook de amizade, que depende da aceitação mútua, no Google Plus você pode seguir qualquer pessoa e começar a ter acesso as postagens direcionadas ao público, e isso gera uma ótima ferramenta de interação social, muito mais poderosa que nas outras redes, sem a necessidade de apelar para a criação de “Páginas”.

O recurso de “seguir” alguém está disponível no Facebook também, mas não é muito bem utilizado pelas pessoas, simplesmente por que não é o workflow padrão. Da mesma forma, a geração de conteúdo público e direcionado para certos grupos é muito menos intuitiva e natural no Facebook, e isso não parece ser alguma coisa que vá mudar tão cedo, pois envolveria uma mudança drástica no status-quo, que dificilmente seria realizado nessa altura do campeonato.

Se não bastasse essa diferença em como as comunicações acontecem, ultimamente, de maneira muito pouco científica, eu tenho observado uma degradação considerável na percepção de “performance aparente” do Facebook, e semanalmente pelo menos algumas vezes existem problemas parciais em funcionalidade principais, que interrompem o fluxo de comunicação, e abrem espaço para o usuário explorar outras redes sociais. E pelo que estamos notando, parece que eles também estão chegando a conclusões parecidas com a minha.

TL;DR

Em poucas palavras, eu acredito que o Facebook continuará sendo a rede social de “coisas sociais” por muito tempo, mas as pessoas que estão tentando fazer um uso profissional, vão encontrar melhores mecanismos no Google Plus, por exemplo. Em algum momento eu acredito que o twitter começará a perder espaço, já que temos o mesmo poder de assincronismo no Google Plus, sem a limitação de 140 caracteres.

O que vocês acham?

Mais artigos que podem te interessar

Padrão