Ruby On Rails

Sobre CMS e Ruby on Rails

Alguém havia perguntado na comunidade Ruby on Rails Brasil a algum tempo atrás sugestões sobre CMS ou código de “Blogs” escrito em Rails. Em uma das minhas divagações filosóficas deste final de semana, estava chegando a uma conclusão sobre o por que nenhum CMS feito em Rails realmente decolou (a ponto de ser um concorrente a altura do WordPress).

Posso citar algumas coisas aqui que valem ser ditas:

  1. Nenhuma empresa patrocinando (este é o principal motivo na minha opnião… projetos ambiciosos sem uma empresa por trás pagando horas de desenvolvimento, tendem a falhar)
  2. Já existe o WordPress (ou seja, qualquer coisa que seja menos atraente que ele, não vai conseguir gerar massa crítica e convencer pessoas a desenvolver temas, plugins etc).
  3. Difícil customização (este aqui é o ponto que mais pesa, se eu já não estou usando o WordPress, é por que provavelmente eu preciso customizar o projeto e não quero “sujar as mãos” com código pouco estruturado em PHP).

Nessa linha, fiquei imaginando um pouco sobre quais características um projeto de CMS poderia ter que conseguisse superar as soluções existentes e ganhar tração suficiente para conseguir seu espaço ao sol.

Várias idéias vieram em mente, e cheguei a uma conclusão interessante: não existe um CMS focado no desenvolvedor.

Parece tão óbvio se você analisar toda a frustração que existe na nossa comunidade por não existir uma solução silver bullet, que cada um acaba seguindo o caminho de criar seu próprio CMS.

De reinvenção da roda em reinvenção da roda, nós perdemos muito com a fragmentação dos esforços. Se tivéssemos alguma solução forte que fosse meio que padrão para todo mundo, poderíamos estar todos fortalencendo essa solução e nos beneficiando daquilo que o Open Source trás de melhor.

ALGUNS PROJETOS INTERESSANTES:

Eu já havia explorado algumas vezes a listagem de CMS do Ruby Toolbox, mas dessa vez estava vendo as soluções com outros olhares.

O que parece mais promissor pra mim são três projetos, e o motivo disso é que nenhum deles está pensando em concorrer com o WordPress no mesmo nível (eles não querem fazer um WordPress clone, como o pessoal do Typo).

Locomotive CMS

Este aqui é de longe o mais bonito e foi também o que mais me chamou a atenção.
Ele resolve o problema que a maioria dos CMS estão tentando resolver sem muito sucesso: Criar outros tipos de itens que não só “artigos” e “páginas”. O clássico, portifólio e produtos, que ninguém fez direito, sem as “gambiarras” dos temas.

Ele consegue organizar isso muito bem, graças ao uso do MongoDB, que em partes facilitou muito a implementação do “crud dinâmico”, mas que também gera uma dependência alienígena para um CMS, que pra mim é ponto negativo dele.

Confortable Mexican Sofa

O nome é proposital, para também formar a sigla CMS, e foi implementado na linha que eu acredito que tem futuro: Rails Engine.

Isso significa basicamente uma coisa: Você consegue “plugar” ele na sua aplicação existente.Isto resolve o problema de integração do CMS com a sua aplicação, já que ele agora faz parte dela.

Outro ponto positivo dessa solução é que ele disponibiliza via DSL própria, meios de você utilizar a mesma interface de administração que ele está utilizando para outras coisas da sua aplicação, ou seja, você consegue estender facilmente, sem muito malabarismo.

Railsyard

Desenvolvido por uma empresa de publicidade italiana, possui o visual menos atraente dos três, mas aborda o problema com uma proposta bastante diferente, ao invés de CMS, CMF: Content Management Framework.

Lembra quando comentei sobre colocar o foco no desenvolvedor?

Mais artigos que podem te interessar

Padrão