Java, Ruby On Rails, Software Livre, Tutoriais, Ubuntu

Netbeans 6.0 Milestone 10 no Ubuntu

Esta semana o projeto da Sun atingiu mais um importante passo em seu desenvolvimento, liberando o décimo Milestone para a comunidade.

Dentre os destaques dessa versão, podemos reservar uma atenção especial para o pessoal que trabalha com Ruby e Ruby On Rails, com diversas correções para funções que estavam pouco funcionais na versão anterior, e acréscimo de algumas novas funcionalidades, para o público do Java, podemos incluir a integração completa de engenharia reversa para UML e sincronização com o código, através do acréscimo de alguns códigos comentados no fonte da aplicação, um aumento da performance e estabilidade, algumas correções em refatoração de código, JSF 1.1 substituído pelo JSF 1.2 nas bibliotecas padrões.

Do ponto de vista mais prático, tivemos uma melhoria no sistema de formatação automática de código, mudança de alguns atalhos, reestruturação da tela de configurações, algumas mudanças nos icones do painel de botões da IDE, a tela de edição de códigos também sofreu modificações (ainda não comparei uma versão ao lado com a outra, mas parece-me que trocaram algumas cores e fonte, o que ficou mais agradável a leitura).

Uma compilação completa com os recursos deste release, podem ser encontrados no Wiki do Netbeans.

Vamos a parte prática, vamos instalar o Netbeans 6.0 no Ubuntu.

  1. Acesse o site oficial do projeto e baixe a versão que mais se adeque a sua necessidade
  2. Existem 3 sabores a escolher: a Basic, contém apenas a IDE para Java, a Standard acrescenta ferramentas para J2EE e o servidor de aplicação GlassFish, e a versão Full, inclui todas as anteriores e suporte para Ruby e Ruby On Rails, bem como vem com os módulos de UML e SOA
  3. Salve o arquivo em uma pasta dentro da suas pastas de usuário (pode ser qualquer pasta)
  4. Caso esteja usando uma versão anterior, como é o meu caso (que estou usando a versão 6.0 Milestone 9) é recomendado a remoção completa antes da instalação da nova versão
  5. Caso contrário pule esta etapa e vá direto para instalação do Netbeans

Remover uma versão anterior

O Netbeans vem com um desinstalador próprio (já que ele não usa um empacotamento Debian, pelo menos alguma coisa para ajudar no trabalho e não deixar nada pra trás).

Para executar o desinstalador, você precisa primeiro localizar a pasta aonde ele encontra-se instalado. No meu caso, eu instalei para todos os usuários, então ficou em: /usr/local/netbeans-6.0m9/

cd /usr/local/netbeans-6.0m9

sudo ./uninstall.sh

No meu caso, eu precisei usar o sudo para carregar o uninstall.sh, por que, como ja disse, tinha feito uma instalação para todos os usuários. Se tivesse executado o instalador com meu usuário padrão ele estaria salvo dentro do meu diretório home e não seria necessário chamar o super usuário (sudo) para fazer a remoção.

Importante: Para remover, é necessário que ele não esteja aberto, ou o instalador vai apresentar uma mensagem de erro e será fechado.

Instalando o Netbeans 6.0 m10 no Ubuntu (outras distribuições, favor adaptar caso seja necessário)

Se você já desinstalou a versão anterior do 6.0 (caso tenha) prossiga agora com a instalação do netbeans 6.0 m10

Acesse a pasta aonde você salvou o instalador e de permissão de execução a ele:

cd ~/Download/Programação/Netbeans

(o exemplo acima deve ser substituido pelo caminho do diretório aonde você salvou o instalador, ~/ o sistema entende como sendo a sua pasta home)

chmod +x netbeans-6.0m10-full-linux.sh

(o comando a cima da permissão de execução para o programa de instalação do netbeans, no meu caso, a versão full)

sudo ./netbeans-6.0m10-full-linux.sh

(inicializa a instalação do netbeans para todos os usuários da máquina)

Basta então seguir com as opções padrão de instalação.

Caso a instalação não inicie

Verifique antes de instalar, se você tem o Java e o JDK instalados (pelo menos versão 1.5, mas a menos que você precise especificamente desta versão, instale a 1.6)

Caso o instalador não consiga encontrar o JVM instalado na sua distro, verifique se a variavel de ambiente do JAVA_HOME está setada (no meu caso eu setei no /etc/environment):

JAVA_HOME=”/usr/lib/jvm/java-6-sun”

Se você acabou de fazer isso, será necessário fazer logar denovo na sua conta (faça um logoff e conecte-se denovo).

Problemas diferentes destes, cole a mensagem de erro, e pesquise no Google.

Mais artigos que podem te interessar

Padrão